No total, são produzidas 4,2 mil toneladas de goiaba a cada ano, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater).
“A cultura da goiaba tem grande importância para a região, pois temos uma área considerável de plantio. Usamos a mesma justificativa de tornar Brazlândia um polo de produção, divulgar nacionalmente e estimular o consumo na safra, além de atrair novos mercados e a população em geral”, afirma o extensionista da Emater, Hélio Roberto Lopes.
O casal de produtores Valderlei Silva, de 53 anos, e Júlia Silva, de 50, faz parte dos 40 produtores da fruta em Brazlândia. Em feveiro e março, cerca de cem toneladas são produzidas na propriedade do casal, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão.
A fruta é comercializada para programas do GDF e também para as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa). O evento é realizado pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a Emater e a Ceasa.